METODOLOGIA
Metodologia Grupo Confianza
O Grupo Confianza adotou o método Minnessota, um dos métodos mais eficientes no tratamento da dependência química que se baseia na filosofia dos 12 Passos dos Alcoólicos Anônimos (AA) e Narcóticos Anônimos (NA). Este método nasceu nos Estados Unidos na década de 60 e foi implantado em diversos países, com enorme sucesso. Consiste num modelo psicoterapêutico de origem humanista cujo objetivo é a manutenção da abstinência do consumo de substâncias psicoativas.

Os 12 Passos:
1º Passo - Admitimos que éramos impotentes perante nossa adicção (dependência) e que nossas vidas tinham se tornado incontroláveis.
2º Passo - Viemos a acreditar que um Poder maior do que nós poderia devolver-nos a sanidade.
3º Passo - Decidimos entregar nossa vontade e nossas vidas aos cuidados de Deus, da maneira como nós O compreendemos.
4º Passo - Fizemos um profundo e destemido inventário moral de nós mesmos.
5º Passo - Admitimos a Deus, a nós mesmos e a outro ser humano a natureza exata de nossas falhas.
6º Passo - Prontificamo-nos inteiramente a deixar que Deus removesse todos os nossos defeitos de caráter.
7º Passo - Humildemente pedimos a Ele que removesse todos os nossos defeitos.
8º Passo - Fizemos uma lista de todas as pessoas que tínhamos prejudicado, e dispusemos a fazer reparações a todas elas.
9º Passo - Fizemos reparações diretas a tais pessoas, sempre que possível, exceto quando fazê-lo pudesse prejudicá-lo ou prejudicar a outras pessoas.
10º Passo - Continuamos fazendo um inventário pessoal e, quando estávamos errados, nós o admitíamos prontamente.
11º Passo - Procuramos, através de prece e meditação, melhorar o nosso contato consciente com Deus, da maneira como nós O compreendemos, rogando apenas o conhecimento da Sua vontade em relação a nós e o poder de realizar esta vontade.
12º Passo - Tendo experimentado um despertar espiritual, como resultado destes passos, procuramos levar esta mensagem a outros adictos e praticar estes princípios em todas as nossas atividades.
Intuito
Pretende-se com este método, além de promover a conscientização da doença (dependência química) ensinar o dependente e a família a modificar suas atitudes e comportamento através de princípios e conceitos básicos, embasados em três eixos: teológico, coercivo e reeducativo. Através de técnicas terapêuticas de grupo, o residente aprende com os outros indivíduos a identificar e a lidar de forma construtiva com os seus sentimentos e emoções.
Desta forma, durante todo o tratamento, será trabalhada a espiritualidade, a disciplina e a construção de um novo referencial. Tais elementos atuam como parte do dependente químico, o controle sobre sua vontade em resgatar ou construir valores éticos, morais, espirituais como respeito, dignidade, trabalho, cidadania, entre outros.
O tratamento completo está detalhado no Programa Terapêutico.